O trabalho nunca se encerra ao fim de uma jornada... o aprendizado é contínuo, e todos os dias aprendemos mais um pouco.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pequenos Ambientes: 20 Boas Dicas!

1)Eleve-se: Os novos apartamentos também diminuiram em altura, o que contribui para parecerem menores ainda e prejudica a ventilação e iluminação. Portanto, evite forro de gesso se o pé direito for ficar menor que 2,60m. Uma boa opção para iluminar  são os pendentes, trilhos com spots direcionáveis, luminárias de pé e mesa. Caso deseje iluminação embutida, coloque sancas discretas nos cantos, mantendo o máximo de área sem rebaixo. Para banheiros, até 2,40 é aceitável. Se não tiver jeito, 13cm é o mínimo que o forro deve ter – abaixo disso é difícil encontrar luzes embutidas, além da necessidade mínima de se movimentar as mãos para as devidas instalações.

2)Integre-se: Quanto menos paredes, maior o espaço parece ser. Mas cuidado: Nunca derrube uma parede sem a aprovação de um Engenheiro! Geralmente estes profissionais tem maior conhecimento técnico que um Arquiteto. Um só ambiente pode ser Sala de estar, sala de jantar, sala de tv e home office. Esta é a tendência atual.
3)Movimente-se: Use um só tapete, preferencialmente na área de estar. Tapete na área de jantar tem que ser tão grande (para não atrapalhar a movimentação das cadeiras) que,  em ambientes pequenos,  não funciona.

4)Suspenda-se: Use o máximo de móveis suspensos ou que permitam boa visualização do piso abaixo deles.

5)Linhas: Crie “linhas” horizontais se o teto não for baixo. Com móveis, quadros, prateleiras… Prefira prateleiras/estantes baixas e compridas àquelas que vão até o teto.

6)Espaço: Não divida o ambiente com móveis altos. Isso divide e dificulta a ventilação e iluminação natural.
7)Objetos: Não polua estantes com objetos pequenos espalhados por elas. Tenha poucos e bons objetos decorativos.

8)Tetos: Pinte o teto de branco sempre. Existem vários tons de branco no mercado.

9)Relexos: Use espelhos para "aumentar" os espaços, mas nunca de forma que os assentos estejam voltados para eles. É desconfortável conversar ou jantar se vendo no espelho.

10)Vistas: Prefira que os espelhos sejam voltados para uma vista bonita. Emoldure a natureza ou belas imagens em seus espaços.

11)Móveis: Nunca compre um móvel sem avaliar se  realmente é necessário e se cabe no ambiente.

12)Ilumine: Abuse da iluminação, principalmente natural ou econômica!

13)Paredes: Use as paredes, aproveitando os espaços vazios com coerência. Você pode criar nichos nas alvenarias, aproveitando parte da largura das mesmas para incorporá-las ás prateleiras.

14)Geometria: Escolha móveis retos e simples. Evite sofás volumosos e móveis cheios de detalhes e cores.

15)Função: Escolha móveis funcionais, ou que embutem outros móveis, empilháveis e extensíveis.
16)Móveis: Escolha móveis que você realmente vai usar.

17)Hierarquia: Compre primeiro os móveis que indispensáveis. Depois vá comprando o restante. Não tenha pressa.

18)Limpeza:  Livre-se sempre de tudo que não é usado.

19)Natural:  Dê o máximo de atenção à luz natural: Janelas grandes, cortinas leves e claras.

20)Vazios: Valorize os espaços vazios. Eles são importantes porque é por eles que você se movimenta na casa. Quanto mais espaço vazio você tiver, maior será a percepção do ambiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário