O trabalho nunca se encerra ao fim de uma jornada... o aprendizado é contínuo, e todos os dias aprendemos mais um pouco.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Engenheiro ou Arquiteto?

Engenheiro Civil ou Arquiteto Urbanista?

     Assunto polêmico, muitos ainda se perguntam qual a diferença entre estes dois profissionais da construção. É notória a falta de informações até por conta de periódicos e revistas especializadas, onde se referem a esses profissionais de forma generalizada.

    Quando vemos as obras do renomado Arquiteto Oscar Niemeyer, por muitas vezes esquecemos. seja por falta e conhecimento ou mesmo por ignorância que, para aquela arte "ficar de pé" com certeza a mesma passou pelo crivo de Engenheiros, visto que são os profissionais especializados para os cálculos estruturais necessários para a realização de tamanho empreendimento.


     Este assunto é muito oportuno quando se vai decidir qual profissão seguir. Muitas pessoas me perguntam qual a melhor opção, visto que no meu currículo são 15 anos de estudos dedicados á Engenharia Civil e á Arquitetura e Urbanismo, passando ainda por diversos cursos de especialização, sejam eles em decoração e paisagismo como em cálculos estruturais. A matéria a seguir procura elucidar bem estas diferenças, para que você saiba a quem contratar ou a que curso seguir. 
 
 
O Arquiteto Urbanista
 
     Profissional habilitado ao exercício pleno da arquitetura. Possui formação acadêmica especifica, focada no desenvolvimento e concepção de projetos. A profissão é regulamentada por Lei e seu exercício se vinculava ao Registro Profissional no Conselho de Engenharia e Arquitetura – CREA, que fiscalizava as atividades do setor. Em 2012 a categoria passou a contar com o seu próprio Conselho, como ocorre em outros países.
  
   A Arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos, lida com qualquer problema de organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial; a
ssocia-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço, principalmente no urbano.
 
   Engloba desde o desenho de mobiliário até o desenho da paisagem, da cidade e da região. Neste percurso, o trabalho de Arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do Arquiteto). O trabalho do Arquiteto envolve, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.



 
O Engenheiro Civil
   
     O Engenheiro Civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Estuda as características dos materiais, dos solos, incidências e destino da construção. Desenvolve o projeto técnico, dimensionando e especificando as estruturas, instalações e os materiais a serem utilizados. Chefia equipes, supervisiona prazos, custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura. Utiliza a computação, a matemática, a física e a química no desenvolvimento de suas atividades. Além destas, aplica contribuições da Administração e da Economia

  Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia civil oferece grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica.
 
Diferenças
 
  De formações acadêmicas diferenciadas, estes profissionais possuem atribuições semelhantes. No passado a formação "Engenheiro-Arquiteto" era unísona, onde o profissional era capacitado a desenvover e solucionar todos os problemas referentes á construção.
 
   Com o avanço tecnológico a formação se destinguiu, passando o Engenheiro a atuar principalmente nas soluções técnicas e administrativas, enquanto o Arquiteto passou a dedicar-se ás relações humanas com os ambientes e o urbano. As grandes diferenças se dão na área de formação, onde a Engenharia dedica a maior carga horária para a tecnologia e a Arquitetura, para o Projeto.
 
    Desenhista Militar desde 1989, onde se formou pela Escola de Especialistas da Aeronáutica, Cláudio Vieira é Engenheiro Civil, formado em 1995 pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques; após diversos cursos de especialização, ingressou em 2000 no curso de Arquitetura e Urbanismo, concluindo o mesmo em 2008, pela Universidade Estácio de Sá. 
 
 
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário