O trabalho nunca se encerra ao fim de uma jornada... o aprendizado é contínuo, e todos os dias aprendemos mais um pouco.

terça-feira, 25 de março de 2014

DICAS & MANUTENÇÃO


LAVABOS EM PEQUENOS ESPAÇOS
Aprenda a valorizar um ambiente muito especial da sua casa, ou apartamento: o seu lavabo!
 
 Lavabo pequeno
 
     O lavabo deve ser um ambiente bem decorado, pois ele é o banheiro das visitas de sua casa. Tem que estar em ordem na hora de receber suas visitas em casa, além de toda circulação social.

    Normalmente, o lavabo tem uma área bem pequena, então aqui vamos enfatizar os materiais para além de criativo, deixá-lo ampliado também.

    Louças, metais, acessórios e revestimentos, além da iluminação e forro podem e devem ser diferenciados e personalizados.
  
Acabamentos e Revestimentos
    Para começar, deve-se definir os acabamentos dos revestimentos de piso e parede, pois a fase de preparação de contra-piso, bem como cálculo de espessura dos materiais compõem a altura a ser definida. Assim evita-se o desnivelamento do piso. 

      Após a definição de acabamentos, é preciso definir o tipo de metal a ser utilizado, pois existem inúmeros tipos de metal, que veremos adiante, mas que podem ser divididos em duas classificações: de bancada ou de parede.
 
      Escolhido o metal de parede, deve-se locar exatamente o ponto na alvenaria, considerando já o piso acabado e a altura da cuba, e ainda deve-se verificar antes de instalar o acabamento da parede, se é preciso de algum ponto de hidráulica em especial, pois existem metais feitos artesanalmente, que pedem ponto de registro individual para a torneira, além do registro geral do banheiro.

     Decida se quer algum tipo de iluminação diferenciada, como a luz indireta, por exemplo, além da comumente usada no forro. Arandelas, paredes lavadas, ou ainda, fachos de luz embaixo da cuba, ou do espelho, por exemplo. Deve-se prever um ponto de arandela na alvenaria, ou uma tomada comandada.

Louças
     Para a escolha da louça do seu lavabo, defina uma linha a ser utilizada.
 
    Linhas retas e pouco rebuscadas para as louças ficam leves. Você pode partir do princípio de uma opção mais barata, e assim optar por uma cuba em louça pré-definida, como as que existem no mercado.

    Para a escolha de uma cuba em louça, prefira as de apoio, ou de semi-encaixe.

     As quadradas e retangulares são modernas e sofisticam o seu ambiente.

    Você deve definir onde sua cuba vai apoiar ou encaixar. Pode-se fazer uma bancada de mármore com uma saia e frontão altos, ou de madeira. Propicia elegância ao ambiente. O mármore requer menos manutenção que a madeira.

     Se optar pela cuba esculpida, você deve escolher o tipo de acabamento a ser feito.
Mármore e seus secundários, como o marmoglass – um material de ótima vida útil, e com pouca manutenção;

Vidros
    Caixas transparentes ou coloridas ficam leves, assim como pastilhas de vidro e de cerâmica pintada. Utilizar válvula oculta na hora de montar a cuba, pois a manutenção é feita por ela de forma simples. 

Metais
       Você pode optar por dois tipos de metal: de bancada ou de parede.
No mercado existe uma infinidade de opções, acabamentos, desenhos e formas. O acabamento mais usado é cromado prata, ou fosco.

     As linhas mais elegantes são as menos rebuscadas, mais retas, como por exemplo as linhas da Deca. É possível também instalar um monocomando, o qual comanda, com apenas um registro, a água quente e fria.Se optar por esse metal, é necessário verificar se existe tubulação na alvenaria de águas quente e fria.

Acessórios de Banheiro
Para complementar seu ambiente, você deve ter o cuidado de escolher os acessórios do seu lavabo.

- A papeleira – pode ser instalada na parede. Existem opções com tampa, com 1 ou com 2 lugares para o papel higiênico, e ainda um modelo que tem uma base apoiada no chão. Eu indico para o lavabo a opção com suporte para 2 unidades.

- A lixeira – pode ser quadrada, ou redonda, de diversos materiais. Cabe sempre as com tampa. O acabamento pode ser de acordo com as cores do seu lavabo; cromada, branca, preta, etc…

 - A saboneteira – existem alguns tipos: que comporta sabonete líquido, mais indicado para o lavabo e a que comporta sabonete em barra. Podem ser instaladas na parede, ou apenas arrumadas sobre a bancada ou ainda dentro de uma bandeja. O acabamento e as cores seguem a lixeira, ou ainda podem ser transparentes.

- Toalheiro e cabides – indicado um toalheiro pequeno, de 20 cm pelo menos, para toalhas de rosto, e atrás da porta 2 cabides, para sua visita pendurar a bolsa, ou, esporadicamente, um casaco. Prefiro as linhas retas também.

- Bandejas – podem fazer parte da produção do seu lavabo uma bandeja pequena com o sabonete líquido, que pode ficar em cima da bancada, ou se seu lavabo for pequeno, pode estar num banco, ou numa prateleira de madeira, em baixo da sua cuba.
 
Revestimentos
     O uso de pastilhas mesclado com mármore, por exemplo, ou apenas um papel de parede no lavabo todo, fica muito interessante. Cores em apenas uma parede combinam com o ambiente mesclado, ampliando a sensação de espaço.
 
     A madeira também é bem-vinda, já que o lavabo não tem área molhada, além da cuba. Usar o espelho como truque para ampliar seu banheiro é uma boa medida.
 
   Iluminar a bancada com iluminação indireta ocasiona excelentes resultados decorativos e funcionais.Essa iluminação pode ser feita por lâmpada T5. 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário