O trabalho nunca se encerra ao fim de uma jornada... o aprendizado é contínuo, e todos os dias aprendemos mais um pouco.

domingo, 30 de março de 2014

DICAS & MANUTENÇÃO

ENERGIA NA OBRA!
Quando pensamos em construir, sempre deixamos pequenos detalhes para depois. As instalações, quando mal planejadas podem virar uma grande dor de cabeça para acabamentos, fechamentos e consequente funcionamento.

Projeto Elétrico
      Nem sempre temos aquela "grana" para bancar todos os projetos necessários para o fechamento de uma construção.

    Porém não é impossível conseguir uma boa distribuição elétrica mesmo sem aquele projeto. Você mesmo pode pensar e planejar a sua instalação, sem esquecer de consultar um bom eletricista para as devidas correções e posterior execução!

Tomadas
    Identificar o tipo de tomada de cada equipamento de acordo com sua potência é primordial. Feito isto, devemos agora posiciona-los no seu ambiente de trabalho, e para isso vamos nos guiar através de um desenho de distribuição elétrica na planta baixa, identificando o local provável ou definitivo onde o equipamento vai funcionar.





     Como podem ver, não é difícil localizar a posição de cada equipamento elétrico nos cômodos da casa, e transplanta-la para o desenho na planta baixa.

Eletricista na Obra
    O eletricista deve ter essa informação do proprietário da obra ou reforma, e se possível acompanhar o andamento do serviço de alvenaria, pois quem executa a instalação dos conduítes e caixas de luz embutidos nas paredes é o pedreiro, que deve ser orientado pelo proprietário através do projeto elétrico na planta baixa, ou do simples desenho feito pelo eletricista com as informações corretas do posicionamento das tomadas e interruptores em seus locais definitivos.

Quantas Tomadas 
       A NBR 5410 estabelece um mínimo de uma (01) tomada a cada oito metros quadrados (8 m²).

     No caso da cozinha e área de serviços, é preciso até mais tomadas além deste mínimo, pois a segurança é o primeiro item a ser observado em qualquer instalação elétrica.

   É preciso ter uma quantidade correta de tomadas instaladas de acordo com a potência dos equipamentos, evitando assim que depois da obra ou reforma terminada, venham a ser usadas as famosas “GAMBIARRAS”, como uso de extensões com fios soltos, ou os conhecidos “T” (benjamim), provocando aumento da corrente em ampères por mau contato, gerando conta de energia mais alta e insatisfação dos proprietários.

       Portanto, fazer um pequeno projeto é um planejamento adequado, correto e útil para uma perfeita execução do serviço elétrico, proporcionando satisfação para todos os envolvidos na obra ou reforma, e também economia de material e evitando nova reforma elétrica no futuro para adequação no funcionamento dos equipamentos.

Quantidade minima de pontos de Tomadas

fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pontos-tomadas-reforma-obra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário